DEVO OU NÃO, ADERIR A UMA FRANQUIA?
Atualmente, um dos grandes dilemas que o dentista no Brasil vem enfrentando é: aderir ou não as grandes Franquias Odontológicas? Se você já se pegou fazendo essa pergunta, aposto que também já sabe o quanto é caro ter o seu consultório com um franqueado. Mas não desanime, continue lendo… O seu negócio depende das informações que vamos revelar a seguir.
É difícil iniciar uma discussão sobre franquias odontológicas sem incitar opiniões apaixonadas de todos os lados, mas o que o tempo tem nos mostrado é que o modelo de profissional independente parece tão arraigado na psique da indústria odontológica brasileira, que aqueles que oferecem modelos alternativos são frequentemente submetidos, na pior das hipóteses, à demonização como “fábricas” odontológicas focadas em lucros, em vez de pacientes, pelo menos era assim que os dentista enxergavam o modelo de franquia a alguns anos atrás. No entanto, a questão aqui não é se uma franquia odontológica é um modelo superior, mas sim, uma opção mais atraente hoje, devido ao impacto real ou percebido da recessão na prática odontológica, somada a maior crise que o Brasil já passou na sua história.
AS FRANQUIAS CHEGARAM, E AGORA?
As Franquias têm atingido níveis de crescimento nunca antes visto no país, isso devido a um método de trabalho pautado na gestão de boas práticas financeiras e comerciais, aliado a uma estrutura de marketing muito agressiva, tornado o mercado cada vez menos acessível para quem fica de fora da redes, dificultando a entrada de novos consultórios e enfraquecendo quem ainda resiste, na luta diária por pacientes e esquece de outros fatores igualmente importantes como fortalecimento de marca, gestão e treinamentos de colaboradores.
As Franquias já estão consolidadas no mercado brasileiro, isso é um fato, se uma franquia ainda não é a sua concorrente, calma, em breve, uma delas chegará até a sua cidade, então melhor se preparar. Caso o seu consultório ou clínica já tenha uma base fiel de clientes, talvez esteja protegido e não irá sofrer com a chegada de um concorrente desse porte, agora se o seu negócio já está com dificuldades, prepare-se que a o ambiente corporativo vai favorecer quem investir nas franquias e a competição vai ficar cada vez mais predatória.
COMPETIÇÃO ODONTO PREDATÓRIA
Quando falamos em competição predatória, estamos analisando o cenário corporativo odontológico, onde os custos para você competir com uma franquia odontológica são muito altos, então você pode tentar combater o inimigo ou juntar-se a ele, em ambas as escolhas, prepare bolso, pois você vai precisar investir cerca R$ 500.000,00 para ser um franqueado. Tempos difíceis né?
As grandes franquias atuam com agressividade na adesão de novos franqueados, mas o preço cobrado fica proibitivo, dificultando a entrada do pequeno e médio dentista, pois o pagamento serve não só para você aderir a rede, mas também é uma forma adiantamento financeiro, se você conseguir ver também dessa maneira, devido ao alto custo empregado, pois quanto maior o valor do investimento a ser feito para começar um negócio em uma rede de franquia, mais relutante o dentista se torna, e neste ponto do raciocínio você começa a refletir: meu consultório odontológico é um negócio, ou o meu negócio é um consultório odontológico?
Frequentemente, os dentistas adiam grandes decisões até que se sintam mais confortáveis e financeiramente estabelecidos. Isso significa buscar por melhores preços de fornecimento de produtos odontológicos, decidir sobre marketing e branding, gastar mais tempo no lado comercial do que realmente fazer o que você quer fazer, que é atender bem o seu paciente.